COMO FUNCIONAL O CASAMENTO EM NOSSA IGREJA

União estável é considerada uma relação de convivência entre dois cidadãos que é duradoura e tem o objetivo de constituição familiar. Muita gente fica confusa sobre quanto tempo juntos precisam ter para ser considerado união estável, mas isso acontece porque infelizmente o Novo Código Civil não menciona o prazo mínimo de duração da convivência.

Um outro fator que muitos desconhecem é que não é necessário que as duas pessoas morem juntas, ou seja, podem até ter domicílios diferentes, mas será considerada união estável se existir algum elemento que prove, como a existência de filhos, por exemplo.

O regime que prevalece nesta união é a comunhão parcial de bens, mas pode haver um contrato entre as partes sobre os bens com a mesma flexibilidade do pacto ante-nupcial.

A conversão

Pra quem já tem união estável mas quer converter em casamento civil, o processo é simples e não existe cerimônia.

Os documentos, regime de bens, testemunhas, prazos, valores e procedimentos são exatamente iguais ao casamento convencional (consulte os documentos aqui). A única coisa que muda é que os noivos não precisam comparecer ao cartório para uma cerimônia na frente do juiz de paz. Mas caso os noivos façam questão de dizer o sim para o juiz, eles podem fazer o casamento civil convencional sem problemas!

Depois do prazo de 16 dias corridos após a entrada na documentação, os noivos ou outra pessoas autorizada por eles poderá retirar a certidão de casamento no cartório.

Tanto a união estável quanto o processo de conversão de união estável para casamento civil entre casais do mesmo sexo (homoafetiva) é igual ao processo de casais heterossexuais.

A data que constará na certidão de casamento será a de expedição, ou seja, a data após os 16 dias corridos após a entrada no processo. Não constará a data da união estável em sua certidão de casamento.

A declaração de União Estável

Ela é feita para incluir um ao outro no plano de saúde ou para comprar algum imóvel em financiamento ou simplesmente legalizar a união estável.

Declaração Pública de União Estável

É feita somente no Tabelionato de Notas e o valor é de R$ 309,22 (em São Paulo).

Declaração Particular de União Estável

Esse modelo de declaração você mesmo pode fazer. Se o objetivo for alugar um imóvel, incluir o parceiro em um plano de saúde ou para quaisquer outros fins que a declaração de união estável for exigida, verifique antes se a empresa aceita a Declaração Particular de União Estável. Caso positivo, você mesmo poderá fazer esse documento poupando tempo e dinheiro. O casal pode escolher o regime de bens desejado e só precisará reconhecer as assinaturas no cartório (do casal e duas testemunhas) para legalizar o documento.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
IGREJA EM SARDE
VOCÊS GOSTOU DA IGREJA
SIM